Nutrição animal: entenda a importância dos taninos

Nutrição animal: entenda a importância dos taninos

Atualmente, cada vez mais estudos indicam que os taninos desempenham um papel crucial na nutrição animal e na eficiência da produção de proteína animal. Com a crescente demanda por métodos sustentáveis e eficazes na agropecuária, esses compostos naturais estão ganhando destaque.

Pensando nisso, este conteúdo explicará como a incorporação de taninos nas dietas pode beneficiar o bem-estar animal e, consequentemente, melhorar a qualidade da proteína animal.

Continue conosco para compreender as vantagens e os efeitos dos taninos em estratégias de alimentação e obter um salto qualitativo na sua produção de proteína animal.

Boa leitura!

O que é nutrição animal?

Nutrição animal é a área dedicada a entender as necessidades dietéticas de animais, especialmente aqueles criados para produção alimentícia. Além disso, essa área do saber engloba também o manejo nutricional de animais de companhia e organismos aquáticos.

Nesse sentido, entende-se que a nutrição é fundamental, pois envolve os processos bioquímicos e fisiológicos pelos quais um animal utiliza os alimentos para manter-se vivo. Evidentemente, uma nutrição equilibrada garante saúde e produtividade nos sistemas produtivos

A importância de uma boa nutrição animal

A importância de uma boa nutrição animal não pode ser subestimada. Nutrir adequadamente os animais contribui significativamente para sua saúde e bem-estar geral, resultando em organismos mais robustos e menos suscetíveis a doenças.

Além disso, uma alimentação correta potencializa a produtividade e o desempenho no contexto da produção pecuária. E não para por aí, ao considerar a nutrição animal, estamos também falando sobre a redução do impacto ambiental, já que práticas alimentares sustentáveis auxiliam na diminuição da pegada ecológica do setor.

Então, investir em nutrição animal é investir no futuro da produção pecuária. O manejo nutricional adequado assegura não apenas a melhoria na qualidade de vida dos animais, mas também implica em produtos de origem animal mais seguros e saudáveis para o consumo humano.

O que são taninos?

Após entender um pouco mais sobre a nutrição animal, é chegada a hora de abordar um assunto de grande relevância para esse tema: os taninos.

Os taninos são compostos fenólicos que atuam na nutrição animal. Essas substâncias têm a habilidade de se unir a proteínas, o que pode impactar diretamente a eficiência alimentar em animais.

Na alimentação de rebanhos, por exemplo, se usados em quantidade adequada, os taninos podem melhorar a conversão alimentar ao proteger a proteína animal no rúmen e permitir sua passagem ao intestino delgado. Para não ruminantes, a ação antimicrobiana e melhoria na integridade intestinal é um ponto diferencial a considerar sobre o uso dos taninos. Por outro lado, em altas concentrações podem levar à redução na ingestão de alimentos e crescimento dos animais.

Sendo assim, a aplicação dos taninos na nutrição de animais exige um conhecimento técnico apurado para que o uso seja feito da melhor forma possível, melhorando a produtividade e a saúde dos animais através dos benefícios que o tanino pode trazer ao plantel.

Os efeitos e benefícios dos taninos na nutrição animal

Aumento do consumo de matéria seca

Os taninos têm sido associados a um aumento no consumo de matéria seca em animais, devido à sua capacidade de estimular a produção de saliva e, assim, aumentar a atividade ruminal. Esse aumento no consumo de matéria seca pode possibilitar uma melhor utilização dos nutrientes presentes nos alimentos, contribuindo para o desempenho animal.

Ganho de peso vivo

A inclusão de taninos na dieta animal pode estar relacionada a um aumento no ganho de peso vivo. Isso pode ser atribuído à capacidade dos taninos de promover uma melhor digestão dos alimentos e, consequentemente, uma maior absorção de nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento.

Ganho de peso diário

O consumo de taninos também tem sido associado a um aumento no ganho de peso diário. A presença dessa substância pode influenciar positivamente o metabolismo dos animais, resultando em um incremento no crescimento diário, o que é de grande importância para a produção animal.

Eficiência alimentar

Mais um efeito que se tem observado é uma contribuição para a melhoria da eficiência alimentar, pois os taninos podem atuar na regulação da microbiota intestinal, facilitando a digestão e absorção dos nutrientes, o que se reflete em uma melhor conversão alimentar e utilização mais eficiente dos alimentos consumidos.

Ganhos de carcaça

Os taninos também podem exercer influência sobre os ganhos de carcaça dos animais, sendo positivos para o desenvolvimento de tecidos musculares e redução do acúmulo de gordura. Isso proporciona carcaças de melhor qualidade e maior valor comercial. Além de ganhos quantitativos, os ganhos em qualidade de carcaça são pronunciados com a adição de taninos nas dietas, como melhorias nas relações de ácidos graxos, por exemplo, o linoleico.

Efeito antimicrobiano

Além dos efeitos nutricionais, os taninos apresentam propriedades antimicrobianas, favorecendo a saúde intestinal dos animais. A atividade antimicrobiana dos taninos pode auxiliar na redução da ocorrência de doenças e na manutenção de um equilíbrio microbiológico no trato gastrointestinal.

Função ruminal

No ambiente ruminal, os taninos estão relacionados à fermentação e à microbiota. Eles promovem condições favoráveis para uma melhor digestão dos alimentos e absorção de nutrientes, contribuindo para a saúde ruminal e o desempenho dos animais.

Saúde intestinal em não ruminantes

Para encerrar, os taninos têm a capacidade de melhorar a saúde intestinal por intermédio da ação nas vilosidades intestinais, aumentando a área de absorção de nutrientes para animais não ruminantes, como frangos, poedeiras e suínos.

Conte com a Seta

A Seta é pioneira na extração e exportação de taninos oriundos de Acácia Negra  e utiliza processos diferenciados de extração, com uso de tecnologia própria.

Além disso, possuímos inúmeras certificações, como ISO 9001, ISO 14001, APPCC, FSC e BPF/GMP, além de registro no Ministério da Agricultura para Alimentação Animal. Ou seja, a Seta busca sempre garantir sua responsabilidade, desde os insumos até a entrega para o cliente.

Portanto, agora que você pôde conhecer um pouco mais sobre a importância e sobre os efeitos e benefícios que os taninos têm na nutrição animal, conte com a Seta para fornecer essa solução e obter sempre a mais alta qualidade.

Navegue em nosso site e fale conosco para mais informações sobre o tanino para sua produção pecuária!

Entenda um pouco mais sobre os benefícios do tanino e suas aplicações

Leia também: Frangos possuem hormônio?

Suscríbete a nuestra newsletter y recibe nuestras novedades en su correo eletrónico.

Contacto

Sus preguntas, sugerencias y quejas son importantes para nosotros.
Contáctenos a través de uno de nuestros canales de servicio.

Condiciones y Política de Privacidad